Urna #2 - Marvel Cinematic Universe

Mas afinal, o que é isto do Marvel Cinematic Universe (MCU)?




O MCU é o conjunto de filmes lançados pela Marvel Studios com o objetivo de trazer à vida os seus personagens de banda desenhada (comics), tais como: Iron Man, Thor, Hulk, entre outros.

Como sabem, hoje em dia cada filme lançado consegue atingir records de vendas no cinema mundial. Mas a que se deve este sucesso? Aos actores? Às histórias? Ao Kevin Feige (Diretor da Marvel)? 

Resposta: Sim, Sim, SIM!

Tudo começou em 2008, com o Iron Man. Foi o inicio da Phase 1, que nos apresentou várias personagens como o Tony Stark, Steve Rogers e Thor. 
Aqui começou o romance entre o público e estas personagens. 

Com o primeiro Avengers a ser um sucesso este universo veio para ficar, estava claro. Mas o que raio torna estes filmes tão rentáveis, o que atrai tanto o publico? 

Na minha opinião 3 coisas: Continuidade, Consistência, e Humor. Passo a explicar:

Continuidade: Quando Kevin Feige ficou à frente da Marvel ele definiu um plano, plano esse que se iria desenrolar ao longo de vários anos. Esse plano resultou. Quando fomos ver o primeiro Iron Man os outros filmes da Phase 1 já estavam pensados e "prontos a sair", só estavam à espera do sinal verde das bilheteiras ($$$$$). Isto permitiu que cada personagem tivesse o seu momento, a sua história explicada antes de chegarmos ao The Avengers. Quando o grande Team-up chegou nós já sabíamos o que esperar de cada personagem, e isso permitiu focar a atenção nas relações entre eles, o que resultou em momentos cómicos, dramáticos e sem dúvida excitantes! Após o The Avengers a continuidade foi mantida, com um Tony Stark a sofrer de stress pós-traumático, um Capitão América mais aberto ás novidades do mundo e um Thor mais humilde. Resumindo, esta continuidade torna a experiência muito mais recompensadora, muito mais interessantes, porque não estamos a seguir a história de uma equipa, mas sim a história dos membros de uma grande equipa. A juntar a isto temos Agents of Shield, a série de TV que mostra o lado mais humano de todo este Universo super poderoso. Sem Continuidade, não poderíamos apelidar este conjunto de filmes um Universo.

Consistência: este fator é um dos mais importantes! O mundo está em crise (pelo menos é o que dizem), os bilhetes de cinema são para quem pode e não para quem quer, o que obriga os fãs desta arte a escolherem a dedo que filmes irão ver no cinema. Para mim, o MCU é um sinal de qualidade, que me garante que me vou divertir e realmente apreciar o tempo que vou passar no cinema. De todos os filme que saíram só não vi o The Incredible Hulk (2008) no cinema, de resto vi todos e não me arrependi de nenhum. 

Humor: o ponto forte do MCU é  este. Para mim os super-heróis são sobre lições de vida, sacrifícios e humor! Sim, humor. Existem milhentos filmes de heróis, com histórias dramáticas e com grande peso emocional. Porque haveriam os super-heróis de ter o mesmo tipo de filmes? A ideia dos super-poderes é criar um mundo paralelo onde tudo é possível, onde a lógica, a realidade são substituídas por emoções, situações hilariantes/surpreendentes. Não me entendam mal, eu sou um grande fã da trilogia The Dark Knigh, mas senti falta do non-sense dos comics, de um Joker completamente louco, sem limites, e de um Bane menos "Ben-u-ron-Man". O que torna estas personagens de comics interessantes é forma como lidam com situações que ultrapassam o nosso dia-a-dia, que nos fazem pensar: "por muitos poderes que eu tivesse, será que seria capaz de sacrificar tanto?". Resumindo, o que eu quero dizer é que a Marvel apostou num Universo divertido, com várias PUNCH lines (Hulk --> Thor), e fez muito bem. 



A maior prova de que este modelo resulta é Star Wars que irá apostar no mesmo modelo com Team-ups e filmes solo das principais personagens. No final, os fãs de Star Wars terão de agradecer à Marvel por aquilo que eu acredito que será a época de ouro para os fãs dos Skywalker. 

Ainda, este sucesso do MCU está a revolucionar a própria forma como negócios são feitos. Como muitos de vocês sabem o Spider-Man é propriedade da Sony no que toca a filmes, o que significava que nunca na vida iríamos ve rum Team-Up com esta personagem. Mas eis que o mais improvável aconteceu: a Sony e a Marvel acordaram uma parceria sem lucros, isto é, ninguém paga a ninguém, apenas irão ajudar-se mutuamente a tirar o melhor partidas das suas personagens. Isto é de louvar, e pode definir o futuro do cinema no que toca a direitos de autor, e lutas sem sentido que só prejudicam os fãs!




Para finalizar quero dizer que estes filmes não são merecedores de Óscares (Efeitos visuais????), ou os atores merecem grandes prémios, simplesmente não são. Mas uma coisa é certa, cumprem da melhor forma o que lhes é pedido, e criam um Universo gigante que vale a pena acompanhar, que não desilude e que sempre surpreender.

Qual a vossa opinião sobre este Universo? Gostam? Passa-vos ao lado?

Deixem aqui a vossa opinião ;)

The Box is Everything,

Maroan

0 comentários:

Enviar um comentário